AUTO-EXAME DOS TESTÍCULOS






InTrOdUçÃo

  Os testículos fazem parte do órgão reprodutor masculino e são responsáveis pela produção dos espermatozóides e da hormona testosterona. Estão localizados abaixo do pénis dentro de uma bolsa com pregas denominada de escroto.

                              
Figura 1. Órgão reprodutor masculino.


  O cancro do testículo, afecta uma baixa percentagem de homens, mas é, ao mesmo tempo, uma importante causa de mortalidade na faixa etária dos 15 aos 35 anos de idade.
  A incidência deste tumor tem aumentado nos últimos anos (3 a 5 casos em 100.000 homens), no entanto, quando detectado precocemente, a probabilidade de cura é de 90%.
  A criptorquidia (testículo que não desce para a bolsa escrotal) é um factor importante que flui no aparecimento deste tipo de cancro.
  O AuTo-ExAmE tEsTíCuLaR, ou seja, a observação e palpação do testículo e escroto permite a detecção precoce desta doença. De modo, que é essencial que o realize.

   A palpação periódica dos testículos permite o despiste de qualquer alteração testicular.


O qUe PrOcUrAr?

     » Qualquer alteração do tamanho (é normal que um testículo seja maior e um pouco mais descaído que o outro)
     » Forma
     » Sensação de peso no escroto
     » Derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto
     » Dor no abdómen inferior ou virilha
     » Dor ou desconforto no testículo ou escroto
     » Presença de massa ou nódulo duro no testículo (não confundir com o epidídimo (1)).


AuTo-ExAmE dOs TeStÍcUlOs

  O auto-exame dos testículos, é a forma eficaz de detectar o cancro do testículo em estadio inicial, o que aumenta a probabilidade de cura.
  A maioria das alterações encontradas nos testículos não é cancro. Quistos, colecção de fluidos e infecção são os problemas mais comuns.
  O auto-exame deve ser realizado desde cedo, ainda na adolescência (a partir dos 15 anos de idade), para que se comece a ter noção da consistência normal dos testículos e assim conseguir detectar mais facilmente qualquer alteração.
  Deve-se efectuar mensalmente, sempre após o duche quente, pois o calor relaxa o escroto e facilita a observação de anormalidades.


TéCnIcA

  A técnica do auto-exame testicular é composta por 3 fases:

  1. Ortóstatismo (em pé) em frente ao espelho, com uma mão levanta-se o pénis e procura-se alterações de textura e cor da pele.

Figura 2. Observação em frente ao espelho.


  2. Examina-se cada um dos testículos delicadamente com as duas mãos. Acha-se o epidídimo, familiarilizando-se com esta estrutura, de modo a não o confundir com uma massa suspeita. Procura-se a presença anormal de gânglios (do tamanho de uma ervilha) na parte anterior dos testículos. Geralmente, esses nódulos são indolores.

Figura 3. Posição para examinar cada um dos testículos, achando-se o epidídimo.


  3. Posiciona-se o testículo entre os dedos indicador, médio e polegar e desliza-se suavemente. Roda-se cada testículo, apalpando-o totalmente e procura-se alterações. Palpa-se também o escroto.

Figura 4. Posicionamento do testículo entre os dedos.


CoNcLuSãO

  O auto-exame dos testículos é uma excelente forma de prevenir complicações associadas ao cancro dos testículos.
  Como a adolescência é uma época de transformações do organismo masculino, é importante que os jovens acompanhem essas modificações.
  É recomendável que o adolescente aprenda a observar e palpar os testículos e assim, reconhecer algo estranho que possa surgir.
  Por isso, "não deixe para amanhã o que pode fazer hoje", pois a prevenção é sempre a melhor solução!


(1) Pequeno canal que se encontra na região superior e posterior do testículo e que colecta e carrega o esperma.